As 4 armadilhas da mente




Conformismo
O conformista acredita que todas as coisas são obras do destino , já o ativista acredita que o destino é uma questão de escolha. O conformista é vítima do passado, o ativista é autor da sua própria história. O conformista vê a tempestade e se amedronta, o ativista vê no mesmo ambiente a chuva e enxerga a oportunidade de cultivar. O coitadismo é a arte de ter compaixão de si mesmo

 
Coitadista
Medo I
Medo II

 
Textos extraídos do livro: O código da inteligência, de Augusto Cury.


O coitadista faz marketing de suas crenças irreais , impotências, limitações. Não tem vergonha de dizer "Sou desafortunado!","!Sou um derrotado!", não tenho solução!","Ninguém gosta de mim!" Pessoas com notável potencial, mas que o jogam no lixo. Incorporam o papel dramático e auto punitivo de que estão programados para serem fracassados. Nada é tão violento contra si mesmo . 


O medo de reconhecer erros; é acima de tudo, o medo de se assumir como um ser humano com suas imperfeições, defeitos, fragilidades, estupidez, incoerência.
Formamos nossa personalidade em uma sociedade superficial que esconde nossa humanidade e supervaloriza o endeusamento de alguns e a desvalorização da maioria.
Muitos pais querem que seus filhos sejam humanos , mas eles mesmos se comportam como se fossem supra humanos. Pais no mundo todo , da Europa a China , do oriente médio as Américas. 



O medo de correr riscos; este bloqueia a inventividade, a liberdade, a ousadia. Há inúmeras pessoas que travaram sua inteligência e enterraram seus projetos de vida pelo medo de correr riscos. Eles almejam escalar seus alvos, mas não ousam. Procuram transformar seus sonhos em realidade, mas se inquietam com os riscos da jornada. O risco implode nosso orgulho, esfacela nosso egocentrismo, nos une , nos estimula a criar laços e experimentar a difícil arte de depender uns dos outros.